Livros & Noticias


AP_LIVRO_02A PROCURA DO PÃO PARANAENSE. COMPARTILHANDO UM SONHO, DIFUNDINDO UMA IDEIA, LANÇANDO UM DESAFIO. Claudine de Sá Botelho, Oscar Pablo Luzardo. Pulp. 2017.

Neste manifesto, Claudine & Oscar, compartilham o seu processo de procura do pão paranaense, focado no sonho de ver a qualidade do pão melhorar em termos de sabor, qualidade nutricional e do resgate do valor cultural deste alimento milenar.

Eles tomam como referencia a importância cultural do pão nos seus respectivos países de origem, onde também existe uma deterioração da qualidade, porem ainda é um importante patrimônio imaterial a preservar. 

A ideia que tentam difundir é que existem no Paraná elementos para fortalecer a cultura do pão e a sua qualidade a partir de três fatos. Primeiro, que nas últimas décadas as pessoas têm procurado produtos de melhor qualidade, para o qual citam exemplos da evolução do vinho, o café e a cerveja. Segundo, que o Paraná é o celeiro do Brasil e terceiro, que o estado conta com uma herança cultural onde o pão tem uma forte presença nas tradições dos imigrantes.

Finalmente lançam um desafio para cada um procurar seu caminho para o pão paranaense, percorrendo a cadeia de produção, desde os produtores de trigo, os moinhos, os colegas padeiros, aqueles que o confeccionam em casa, e todas aquelas pessoas que de alguma maneira ou outra apreciam o pão.

 


EU AMO COMIDA, 50 HISTORIAS DE BRASILEIROS QUE AMAM COMIDA. Roberta Faria (Organizadora) Editora MOL. 2016. 

LIVRO

Fome de viver. Ela é essencial como o ar que respiramos e a água que bebemos: a comida é o mais formidável combustível que alimenta essa máquina chamada corpo. Mas não é só uma simples soma de nutrientes e calorias que colocamos para dentro. Comida também é prazer, uma fonte de estímulos para todos os sentidos, que se renova a cada refeição.

Comida também é cultura: por meio dela, expressamos quem somos, de onde viemos, no que acreditamos. Comida é ciência: um fértil campo de estudos e invenções que pode nos fazer viver melhor.

Comida é lazer: ao redor do fogão e da mesa, provamos alegrias infinitas. Comida pode ser uma fonte de empreendedorismo ou uma forma de ativismo.

Comida é vida, este é o livro que acredita que não basta comer para viver.

De norte a sul, da lavoura à mesa, da entrada a sobremesa, Eu Amo Comida é uma coleção de histórias inspiradoras de quem produz, de quem cozinha e de quem come, para abrir o apetite e os horizontes.